24 de novembro de 2010

0 A difícil arte de conviver

A tecnologia influencia em todas as áreas que conhecemos e não foi diferente com o comportamento humano. Os norte-americanos criaram, e o mundo adotou o rótulo para as pessoas nascidas antes, no início, desenvolvimento e apogeu das novas tecnologias. Foram chamados de Baby Boomers, geração X, Y e Z, respectivamente.
O fato é que esse agrupamento facilita o entendimento das atuais relações profissionais. Pois, as gerações X e Y hoje convivem no mercado de trabalho, mas não sem choques. Afinal, conflito de gerações sempre esteve na moda.
Com idade entre 20 e 30 anos, as pessoas da geração Y cresceram em plena era tecnológica e entendem tudo dos aparelhos eletrônicos e programas de computador. Tem uma relação diferente com horários, produtividade e não aceitam facilmente a hierarquia. Já a geração X, teve que aprender a trabalhar com a tecnologia e tem dificuldade em lidar com a ansiedade e com o imediatismo dos mais jovens.
Diferenças
A geração X preza valores como estabilidade e a possibilidade de ascensão dentro de uma mesma corporação. Já a Y quer ter reconhecimento por seu trabalho, retorno financeiro rápido e não pensam duas vezes antes de trocar de empresa, se não estiverem satisfeitos com suas condições de trabalho. Por isso, são considerados fáceis de recrutar, mas difíceis de manter.
Bem informados, multitarefa, questionadores e com sede de uma rápida ascensão na carreira, os jovens da Y são tidos (pelas gerações anteriores) como pessoas ansiosas, infiéis e insubordinadas e, por isso, de comportamento difícil no ambiente de trabalho.
Em comparação com os executivos mais velhos, os jovens da geração Y tiveram muito mais acesso a informações e mais cedo. Com isso, eles chegam às empresas com uma formação diferenciada, dominando outros idiomas e íntimos das novas tecnologias. Todas essas habilidades facilitam a evolução na carreira. A geração X é a parte conservadora do trabalho e entende que as regras devem ser cumpridas e acha injusto que as coisas sejam diferentes para a nova geração.
Para amenizar a convivência no ambiente profissional, e impedir que o problema se agrave ainda mais com a chegada da geração Z ao mercado de trabalho, as empresas devem procurar métodos de gestão que possibilite que as gerações se complementem com o que cada uma tem de melhor, formando uma parceria vantajosa e de aprendizagem mútua.
Entenda melhor cada geração:

Baby boomers (1946-1965)
  • Como precisava produzir para recuperar a economia no pós-guerra, valoriza o trabalho
  • É apegada a formalidades e valoriza a disciplina
  • Dá importância a níveis hierárquicos, tanto no trabalho como na família
Geração X (1966-1978/80)
  • Por sofrer com a competitividade global, trabalha mais que um baby boomers
  • É a geração que começa a ter contato com a tecnologia no ambiente de trabalho
  • O trabalho em excesso acaba provocando um desequilíbrio entre família e carreira
Geração Y (1978/80 - 1990/95)
  • Tem afinidade com a tecnologia; vive conectada com seus grupos
  • Tem necessidade de feedback (avaliação) constante dos chefes
  • Valoriza a juventude, a busca pelo prazer e o culto ao corpo
  • Quer crescer rápido na carreira, mas também busca qualidade de vida
  • Veste a própria camisa, e não a da empresa
  • É capaz de executar muitas tarefas ao mesmo tempo. É avesso à responsabilidades.
Geração Z (1990/95 - hoje)
  • Dá pouca importância aos valores tradicionais da sociedade
  • Apelidada de ‘gamer’, é ainda mais conectada e acelerada que a Y
  • Por ter mais facilidade e rapidez no acesso à informação, é menos propenso à reflexão.
Para entender melhor cada geração citada anteriormente, assista ao filme 'We All Want to Be Young', resultado de diversos estudos realizados pela BOX1824 nos últimos cinco anos. A BOX1824 é uma empresa de pesquisa especializada em tendências de comportamento e consumo.


Referência Site Oficial - Acessa Escola


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